Seguidores

sábado, 16 de maio de 2015

Teatro para culto infantil: O ENCONTRO NO JARDIM

A criança triste em busca da felicidade.
A menina chega a se irritar com a felicidade dos outros.
A fantasia se mistura com a realidade, chega parecer cruel, uma menina tão triste e irritadiça junto a uma natureza radiante. A busca da felicidade continua... Flor, borboleta, lua, estrela... ganham voz, tentam mostrar pra menina como ser feliz.
A personagem é uma criança, mas a mensagem serve pra todas as idades, pois esta é uma busca que permanece.
Personagens
Menina
Flor
Arvore
Pássaro
Borboleta
Joaninha
Abelha
Grilo
Sol
Estrela
Lua
Professora
MENINA: (entra passeia pelo jardim) nossa que jardim bonito... Olha aquela flor [se aproxima] que linda; oi florzinha nossa você parece estar feliz!
FLOR: você acertou eu sou muito feliz, Deus nos fez assim bonitas cheirosas coloridas, para embelezar o mundo e alegrar aqueles que nos admiram por isso sou feliz!
MENINA: É, eu também gostaria de ser feliz, mas até hoje só encontrei tristeza (sai cabisbaixa topa com a arvore) oi... nossa pisei em você!
ÁRVORE: Não foi nada, mas porque você esta tão triste assim?
MENINA: Eu estou pensando... se eu pudesse encontrar a felicidade deixaria de ser triste
ÁRVORE: Então você não é feliz? Não tem alegria?
MENINA: Eu não sei aonde encontrar essa tal alegria; e por que você é alegre?
ÁRVORE: É claro que sou! a vida é tão curta, e precisa ser vivida. Do contrario, você logo está velha, e não aproveitou a vida; Eu por exemplo procuro servir á todos com o que eu tenho de bom,faço sombra, as pessoas e também para os animais ;e os meus frutos servem de alimento,enfim foi pra isso que Deus me criou,para servir,e criou você também!
MENINA: (anda dizendo) Deus me criou? Não sei não.
PÁSSARO: (fica voando ao redor da menina)
MENINA: Sai pra lá, eu não estou brincando;
PÁSSARO: Puxa, que mau humor? Você é bonitinha, mas... é muito mal criada,eu só queria te alegrar
MENINA: E tenho motivo pra me alegrar; tenho?
PÁSSARO: Basta estar viva voar por este mundo, cantar, ser feliz olhe como é bom ser livre, e agradecer o criador, por este céu azul lindo... lindo
MENINA: Seu bobo eu não sei voar
PÁSSARO: (pensa)... mas pode andar, cantar pode ouvir, dançar, e louvar a Deus com canto, e dança, olhe você é perfeita este é um bom motivo para ser feliz...não acha?
MENINA: Eu queria achar a alegria e a felicidade, mas onde....já sei? (para a borboleta) Olá borboleta pode me dizer uma coisa
BORBOLETA: hum... que menina bonita!..mas oque você quer mesmo saber
MENINA: eu queria...queria, saber onde eu posso encontrar a felicidade, eu vejo que todos neste jardim são alegres, e eu não sou...
BORBOLETA: o segredo da felicidade, você mesma tem que encontrar
MENINA: aonde
BORBOLETA: esta dentro de você
MENINA: dentro de mim, como assim (olha dentro da roupa).
BORBOLETA: assim não (ri) dentro do seu coração, tudo o que é bom está lá, foi assim que o criador te fez cheiinha de amor, e quando fazemos a sua vontade nos sentimos feliz.
MENINA: ordem do criador,..quem é esse criador?..eu preciso encontrá-lo ( pensa) acho que vou perguntar para aquela joaninha, ela esta tão contente, deve ter visto esse senhor?..oi hum você parece tão contente, posso saber porque
JOANINHA: ora essa... então não deveria estar? Olhe só este jardim que lindo...e olhe para mim eu não sou uma gracinha :não acha?
MENINA: e mesmo, da até vontade de fazer um carinho, ah... então por isso que você é assim; alegre,eu queria ser como você
JOANINHA: não mesmo, eu sou alegre, porque Deus nos fez assim, únicos; ele faz cada um da maneira que ele quer, olhe á sua volta isso são maravilhas que Deus fez, mas ainda assim sua maior maravilha foi você, ele te ama muito, e quer que você seja feliz.
MENINA: eu também quero, mas como?
JOANINHA:tudo há seu tempo tchau, tenho que ir
MENINA: agora não!, é, ela não me disse, (fica triste, pensa) mas, talvez aquela abelhinha sabe né ‘é’..mas ela não vai me dizer(fica triste) oi abelha!
ABELHA: oi... mas porque tanta tristeza em um dia tão lindo assim, olhe as flores quanto colorido,perfume,e muito néctar, hu...que delicia, ai...que bom, são todas minhas, ui..todinha todinha
MENINA: (arrogante) Como você pode ficar feliz, só com flores, uma coisa tão simples assim, eu não entendo!
ABELHA: (brava) menina; ainda não aprendeu a agradecer, o bem que o Senhor nos faz? Olhe em sua volta, veja bem tudo ele fez para te alegrar,e você pergunta quem é ele ? sua mal agradecida,não sabe apreciar as belezas que ele fez
MENINA: nossa como ela ficou zangada!
GRILO: ( chega perto da menina) não liga pra isso, a dona abelha é assim mesmo, esta é a sua natureza,mas é muito útil á todos
MENINA: eu ando procurando Deus dizem que ele nos dá a felicidade
GRILO: ah..sim na verdade, ele nos dá sua paz e nos faz ver a importância que temos
MENINA: me dá uma dica, como posso encontrá-lo?
GRILO: dou sim,ele é tão grande que esta lá no céu,e tudo vê e nos enche de alegria, que cantamos pra ele, tchau!
MENINA: espere, espere fale mais.
GRILO: não posso tenho que ir
MENINA: ele é grande e tudo vê,... ta lá em cima no céu?, já sei quem é,oba já sei (menina se dirige ao sol )olá senhor sol o senhor é Deus
SOL: (sorri) não... não,mas observei você o dia todo,procurou encontrar a felicidade só se cansou atoa você não pode encontrar a paz e a felicidade,você pode ser feliz, e ela vem junto com muitas outras coisas, eu mesmo sou feliz; toda manhã quando estou nascendo,trago comigo a alegria as flores se abrem, os pássaros cantam,tudo se transforma de um jeito que só Deus poderia ter criado,eu aqueço e ilumino aterra, e ouço os louvores que todos dão ao criador,bem agora tenho que ir.
MENINA: não... ainda não fica mais
SOL: já ta na minha hora não posso, tenho que cumprir a ordem do Senhor.
(neste momento toda natureza dorme)
MENINA: é... o sol se foi e agora to sozinha ( triste olha para o céu sorri) eu vi uma estrelinha piscando...ah? será que ela sabe., estrelinha...estrelinha por favor
ESTRELA: espere... espere ai! minha amiguinha,que pressa,o que você quer saber!
MENINA: desculpe, estou um pouco ansiosa é que o sol se foi e eu ainda não sei aonde posso encontrar a felicidade, todos dizem que eu tenho que encontrar o criador e ele me dá tudo isso e eu não sei onde.
ESTRELA: é mesmo verdade, mas não se afobe você vai encontrá-lo,ele esta bem perto de você.
MENINA: aonde, eu não vejo
ESTRELA: adeus, já vou (sorri e acena)
MENINA: (senta no meio do palco)é.. agora to mesmo sozinha, todos me falaram de Deus,e eu não vi ninguém
LUA: hei psiu,menina,oi...menina
MENINA: alguém me chamou?quem é? ( olha de um lado e do outro)
LUA: sou eu a lua, vi você conversando com a estrela, e como tem buscado a felicidade, e ela esta tão pertinho de você, e só saber onde encontra.
MENINA: (fica triste) é mesmo, eu não sei.
LUA: não fique triste, olhe bem a natureza,á qual você teve o dia todo conversando, é muito feliz, não se vê uma flor triste sem perfume, as borboletas com seu colorido, os pássaros cantando, as abelhas trabalhando, colhendo seu néctar para transformar num delicioso mel, ah não podemos esquecer a simpatia da joaninha, e também o barulhento grilo e todos no abrigo das árvores, enfim a amônia de toda natureza e a alegria em louvar, o grande Deus o príncipe da paz.
MENINA: (grita) lá vem de novo Deus
LUA: psiu... silêncio você vai acordar a natureza, olhe todos estão dormindo e você precisa descansar também
MENINA: desculpe-me, estou tão cansada, acho que nem vou pra casa (deita no meio do palco a lua vem e acaricia a menina pode até cantar, fica a critério).
(a lua sai entra o sol a natureza desperta).
PROFESSORA: (entra e vê a menina deitada no chão) ei... oi você dormiu no jardim?
MENINA: (espreguiça) já amanheceu! eu tava tão cansada nem fui pra minha casa
PROFESSORA: como é seu nome?
MENINA: Maria
PROFESSORA: que nome bonito, sabia que é o nome da mãe de Jesus filho de Deus.
MENINA: (irritada) Olhe! Eu estou procurando ser feliz, alegre, e dizem que só vou ter felicidade achando este Deus, cada um diz um nome Senhor, Criador, Grande Deus, Deus Forte, Príncipe da Paz, e agora ele tem um filho, já não sei mais nada.
PROFESSORA: Calma... a natureza tem razão o nome dele é muito mais que isso; e eu sei onde encontrá-lo
MENINA: (muito alegre) Puxa, até que enfim. Achei até que Deus não existisse... então me dê o endereço!.
PROFESSORA: Endereço (ri) não... não, eu vou mostrar como pode encontrá-lo (mostra a bíblia ) aqui esta tudo que precisa para conhecer Jesus
MENINA: Você ta brincando com a minha cara (com cara de deboche) eu perguntei a toda natureza até para o sol e você vem me dizer que ele esta num livro
PROFESSORA: Exatamente, não; mas aqui esta a palavra dele, tudo que ele quer de nós, suas leis e muito mais.
MENINA: Ta bom, eu vou levar, não que eu acredite, mas vou dar uma olhadinha.
PROFESSORA: Fica assim, você lê durante esta semana, e domingo a gente se encontra aqui certo?
(menina sai de cena dizendo: [É bem capaz, um livro ridículo...] a cena passa em um apagar e acender de luzes).
PROFESSORA: Nossa ela não veio, eu orei tanto para que o Espírito Santo lhe desse entendimento (olha no relógio, entra menina pulando muito contente) e daí leu?
MENINA: Li e foi maravilhoso! de repente foi entrando uma paz dentro de mim e eu fui ficando alegre...muito alegre!
PROFESSORA: que bom Maria, fico feliz por você!
MENINA: Olhe eu não sabia que Deus me amava tanto, e sou importante para ele,e que Jesus morreu só para me salvar, e para que tenhamos a vida eterna morando com ele, eu não largo mais esse Deus, é tem muita coisa que não entendi você pode me explicar
PROFESSORA: Mas e claro, para isso temos a escola bíblica dominical onde aprendemos a palavra de Deus você quer participar?
MENINA: Quero sim e prometo não faltar nem um dia e aprender tudo direitinho
PROFESSORA: Então vamos chamar todos para nosso jardim e louvar a Deus com a alegria está no coração (pode ser feito uma coreografia, dar doces balões fica a critério do diretor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário