Seguidores

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Juniores: Lição 11 - Missão Cumprida! (3a viagem de Paulo)

Meu objetivo é:

1. Despertar nos alunos o desejo de fazer a obra de Deus até que ela esteja completa.

2. Alertá-los do perigo das mensagens ocultistas de alguns tipos de entretenimento.

Leitura Bíblica: Atos 18.23-28 ; 21. 1 -16

  Atos 18:23-28
23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos.
24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João.
26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áqüila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus.
27 Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido.
28 Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.

Atos 21:1-16
1 E assim aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e, correndo em direitura, chegamos a Cós, e no dia seguinte a Rodes, e dali a Pátara.
2 Achando um navio que seguia para a Fenícia, embarcamos e partimos.
3 E quando avistamos Chipre, deixando-a á esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro, pois o navio havia de ser descarregado ali.
4 Havendo achado os discípulos, demoramo-nos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.
5 Depois de passarmos ali aqueles dias, saímos e seguimos a nossa viagem, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos, até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos,
6 e despedindo-nos uns dos outros, embarcamos, e eles voltaram para casa.
7 Concluída a nossa viagem de Tiro, chegamos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, passamos um dia com eles.
8 Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam.
10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo;
11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
12 Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.
13 Então Paulo respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
14 E, como não se deixasse persuadir, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor; e calamo-nos.
15 Depois destes dias, havendo feito os preparativos, fomos subindo a Jerusalém.
16 E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnáson, cíprio, discípulo antigo, com quem nos havíamos de hospedar.

Para meditar...
Quantas vezes começamos a fazer alguma coisa e não concluímos? Uma faculdade, um curso, um trabalho na igreja...Muitos de nós desistimos no meio do caminho. Ou porque descobrimos que não era bem o que queríamos, ou porque nos esbarramos nas dificuldades, ou até porque fomos irresponsáveis. Há diversos fatores que podem contribuir para não alcançarmos um objetivo.
Quando se trata de fazer a obra de Deus, tenha certeza de que as barreiras são bem maiores. Satanás , o nosso adversário, é quem lidera a oposição. O próprio apóstolo Paulo, em 1 Tessalonissences 2:18, declarou que foi impedido de ir a Tessalônica porque o inimigo o impediu.No entanto, o seu poder está sujeito a soberania de Deus. Logo, Não precisamos temer, mas sempre avançar. Como fez Neemias, estão lembrados?... Cada um com uma mão fazia a obra e na outra tinha as armas(Neemias 4:17). Essa foi a postura dele e do povo até que os muros de Jerusalém foram completamente reconstruídos.
Não desanime! Continue fazendo a obra do Senhor e influenciando aqueles que estão sob a sua liderança. 

Maquete:









Versículo do dia:






Nenhum comentário:

Postar um comentário